As Melhores Dicas Para Manter o Intestino Saudável e Aumentar a Massa Magra

Neste artigo vamos te mostrar como é possível ter um intestino saudável mudando hábitos alimentares.

“Você é o que você come” – tenho certeza que já ouviu este ditado outras vezes.

Agora, se você quer aumentar seus músculos e ficar mais forte, talvez devêssemos mudar este ditado para  “você é o que você absorve”, porque ter um intestino saudável tem um grande impacto no metabolismo geral,  na saúde e composição corporal.

O que sabemos até agora sobre o intestino é que ele tem aproximadamente 10 metros de comprimento,  começando na boca e terminando no ânus.

intestino saudável

É o lar de trilhões de bactérias vivas, a maioria dos quais residem no intestino grosso ou no cólon. Não temos  apenas um tipo de bactéria, temos muitas, muitas espécies diferentes.

Essas bactérias ou “microbiota intestinal” metabolizam o alimento que não é digerido para produzir muitos compostos diferentes. Os diferentes compostos ficarão disponíveis para serem utilizados pelo nosso organismo.

Algumas espécies produzem compostos benéficos, enquanto outras espécies produzem compostos nada interessantes.

O que comemos tem um grande impacto na microbiota intestinal e no equilíbrio entre as populações de bactérias. Fundamentalmente, se  buscamos melhorar indicadores de saúde, , aumentar  massa magra e ficar com um corpo forte e mais seco, então, preste atenção no intestino.

Sendo assim, trouxe 5 dicas de como podemos deixar o nosso intestino saudável, “tinindo”e trabalhando em prol da nossa saúde.

Dicas para manter o intestino saudável e ganhar massa magra

1. Reduzir carboidratos e açúcar processados

​​O açúcar e os amidos alimentam as bactérias intestinais que tendem a ter um efeito negativo na nossa  saúde. Quanto mais açúcares e carboidratos processados ​​, maior será o número de bactérias “ruins” no nosso intestino.

Dica de ouro: reduzir ou eliminar o máximo de açúcar e alimentos processados.

2. Comer mais vegetais

Os vegetais, especialmente os vegetais altamente fibrosos, como repolho, brócolis, cebolas, feijão, abóbora, abobrinha, alface, couve e vegetais de amido como batata-doce, nabos – são todos fantásticos para a saúde intestinal. Por quê?

A fermentação dessas fibras e do amido resistente dentro do intestino produz alimento para as bactérias do bem.

intestino saudável

3. Comer proteína de alta qualidade

Mas quando dizemos de alta qualidade, o que queremos dizer?

Falamos de uma boa proteína de origem animal, como carne vermelha magra, frango, peixes ou ovos.

Os produtos lácteos, como o leite ou o iogurte, podem ser úteis em determinados casos, não para todos e, claro, um suplemento de proteína de qualidade, como o soro de leite, é uma ótima opção para garantir que você esteja atingindo seu alvo proteico.

Se você é vegetariano ou vegano, pode ser um pouco mais complicado.

Oleaginosas, leguminosas e outras proteínas vegetais vão chegar lá, mas você precisa ser mais diligente com o planejamento. Aposte numa ingestão de cerca de 2 gramas por kg de peso corporal ao dia.

4. Comer mais gorduras boas

Mais gorduras saudáveis ​​como nozes, azeite, abacate, linhaça, peixes, são excelentes opções, entretanto,  não precisa se livrar completamente da gordura animal. A moderação é a chave. É bom ter níveis moderados de gemas de ovos e outras gorduras animais.

As carnes gordurosas não são tão ruins se consumidas com uma dieta mais baixa em carboidratos e açúcares. As principais gorduras a evitar são os óleos industrializados – como os óleos vegetais. Esses tipos de óleos são inflamatórios ao seu intestino.

5. Ingerir probióticos e alimentos fermentados

Os probióticos estão vindo com força nos dias de hoje.

Uma ótima fonte de probióticos é o iogurte. No entanto, existem muitas outras fontes. Vegetais fermentados como Kim Chi (coreano) e chucrute, que é repolho fermentado, também contêm bactérias benéficas.

Uma nova onda de bebidas fermentadas, conhecida como kombucha, está agora amplamente disponível e tem benefícios semelhantes.

Se isso tudo for complicado, basta tomar algumas cápsulas probióticas todos os dias, você estará fazendo um grande favor para seu intestino.

Agora, mudar sua microbiota intestinal para um estado mais saudável, pode demorar semanas ou mesmo meses. Tenha paciência!

O que você pode esperar de um intestino saudável é:

  • Mais energia
  • Menos retenção de líquidos
  • Menos inchaço
  • Melhora do sono
  • Recuperação muscular mais rápida
  • Redução da gordura corporal
  • Aumento de massa magra

O acompanhamento com um nutrólogo é aconselhado para  a combinação de alimentos que não agrida seu intestino, mantendo-o sempre saudável.

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Grande abraço!
Dr Luiz Gustavo Solano
Médico Nutrólogo
CRM 106353 I RQE 55075

Autor: Dr. Luiz Gustavo Rosa Solano

Médico Nutrólogo (CRM 106353 I RQE 55075) e Diretor Clínico da Clínica Solano em Sertãozinho–SP e Ribeirão Preto–SP