Nutrição Funcional

alimentos e nutrição funcional em riberao preto

Você já deve ter ouvido falar em alimentos funcionais?

Também já ouviu termos como dieta funcional, ou dieta detox!!

Na realidade estamos falando de um conceito nutricional, que ganhou diversas nomenclaturas, mas que traduz de uma certa forma a mesma coisa – NUTRIÇÃO FUNCIONAL.

A nutrição funcional está alicerçada, no conceito de que o alimento não serve apenas para matar a fome e fornecer energia ao nosso corpo, na verdade, a dieta funcional promove benefícios a nossa saúde através de uma visão mais abrangente, permitindo que o organismo trabalhe de forma plena e otimizada.

Na Clínica Solano, como trabalhamos as bases da nutrição funcional?

Ao atuar como nutricionista funcional aqui na clínica, avaliamos o paciente como um todo. Essa é uma tarefa árdua, que exige conhecimento e tempo prático na área de nutrição.

Nesse trabalho, podemos citar alguns pontos que trabalhamos num planejamento alimentar funcional focado no emagrecimento:

Respeitar a individualidade bioquímica

É inaceitável tratar os nossos pacientes de forma semelhante. Pensamos, agimos, comemos, nos relacionamos de formas diferentes. A dieta funcional deve se nortear pelas necessidades individuais e pela análise do efeito do ambiente na nossa expressão gênica.

Tratar o paciente como um todo

O foco deve ser no indivíduo que está na minha frente e não na doença.

Doenças e disfunções alimentares

Analisar integridade do intestino e o equilíbrio nutricional e ainda investigar a presença de alergias ou intolerâncias alimentares.

Avaliar inter relações de fatores

Sabia que há uma forte relação na dieta nutricional junto ao hipotireoidismo?

Indivíduos com esta alteração hormonal, respondiam muito bem a reposição de alguns minerais, vitaminas e aminoácidos, ou seja, a tireóide aumentava a capacidade de sintetizar hormônios T4 e T3. Este é um exemplo claro, da relação da nutrição funcional com a manutenção da saúde da tireóide.

Valorizar o equilíbrio e a proporcionalidade nutricional.

Um indivíduo de 20 anos, praticante de atividade física, não pode comer a mesma coisa que uma senhora sedentária de 70 anos.

Sem protocolos!

A nutrição funcional emagrece?

Emagrecer não é uma questão simplesmente matemática. A dieta funcional para a perda de peso ganhou mais notoriedade nos últimos anos, e se transformou na queridinha de muitos famosos. Na verdade, quando oferecemos ao nossos pacientes o alimento certo, na dose certa, e com as propriedades certas, fazemos milagres a sua saúde e o emagrecimento acontece naturalmente.

A proposta da nutrição funcional é atingir o equilíbrio orgânico. Um corpo adequadamente nutrido, queima mais gorduras e se torna energeticamente mais eficiente.

Principais alimentos funcionais

  1. Peixes
  2. Ovos
  3. Frutas vermelhas
  4. Vegetais verde escuros
  5. Azeite
  6. Chia
  7. Linhaça
  8. Tomate
  9. Alho
  10. Chá verde
  11. Vinho tinto
  12. Oleaginosas
  13. Cacau

Dicas sobre Dieta Funcional

  • Aposte nos alimentos orgânicos.
  • Evite refrigerantes e sucos artificiais na sua dieta / alimentação.
  • Evite cozinhar com óleos industrializados. Opte pelo azeite ou óleo de coco nas suas receitas.
  • Beba de 2 a 4 litros de água ao dia. Quanto mais pesado, mais água deve-se tomar.
  • Durma bem e se exercite!

Como funciona o trabalho do nutrólogo Luiz Solano?

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