Nutrologia e Longevidade

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Alimentação na terceira idade

O peso da idade está começando a bater na porta? A força e a massa muscular já não são mais as mesmas, o rendimento físico caiu, a libido está menor, o sono sumiu, o peso aumenta a cada dia, a energia e a disposição foram embora…

Com o passar do tempo, o corpo começa a dar sinais de desgaste, comprometendo a qualidade de vida e a longevidade.

Mas o que fazer? Começar por onde?

É sabido que muitos dos sinais do envelhecimento estão ligados diretamente a comida, e indivíduos que dão atenção especial a dieta, são menos propensos a doenças da terceira idade.

A alimentação dos idosos, deve ser um dos pilares mais importantes a ser avaliado na consulta com médico nutrólogo, endocrinologista.

Na clínica Solano, atendemos pacientes de Ribeirão Preto, Franca e toda a região e não utilizamos protocolos prontos de dietas, fornecemos estratégias nutricionais exclusivas para cada paciente pois cada indivíduo apresenta necessidades diferentes e a alimentação na terceira idade é um dos pontos chave para se viver mais tempo.

Dicas sobre o consumo de proteínas na terceira idade

A quantidade de proteínas na dieta dos idosos vem sendo reanalisada nos últimos anos. Estudos recentes defendem um aumento na ingestão de proteínas, com acréscimos que giram na ordem de 0,2g/Kg/d (aproximadamente 1,2 g/Kg/ dia).

Ou seja, se o paciente pesa 70 Kg, deveria ingerir 84 gramas de proteínas ao dia.

No cardápio para idosos, o ideal é tentar distribuir as proteínas entre todas as refeições do dia e valorizar as proteínas de alto valor biológico. Os suplementos de proteínas podem ser boas opções, quando as necessidades diárias são puderem ser atingidas com a alimentação.

Dicas sobre os Carboidratos para idosos

Os carboidratos não devem faltar na dieta da terceira idade. A quantidade de carboidratos na alimentação dos idosos pode variar bastante, ter uma margem muito ampla, podendo chegar até 10g/Kg/dia, em casos de atletas e atividades de elevada demanda energética.

As fichas ainda devem ser apostadas nos carboidratos do bem, como o arroz integral, aveia, batatas, leguminosas, entre outros, mas, carboidratos de alto índice glicêmico e suplementos podem ser utilizados em determinados momentos do dia.

Antes de distribuir o carboidrato na dieta da melhor forma, é preciso analisar em consulta, questões referentes a composição corporal, histórico alimentar, nível de atividade física e exames laboratoriais.

É pra comer ou não comer gorduras na terceira idade?

A gordura deve fazer parte da alimentação saudável para idosos, como de qualquer outro indivíduo, fundamental para absorção de vitaminas A, D, E e K, sintetizar bainha de mielina, produzir hormônios sexuais, como a testosterona, fornecer energia e dar sabor ao alimento.

Segundo últimos guidelines, a recomendação é não comer mais do que 30% do valor calórico total em gorduras, porém, artigos recentes mostram que a simples redução de níveis de colesterol no sangue, com a substituição na dieta, de gorduras saturadas por ácido linoleico, não aumentaram sobrevida e nem risco para eventos cardiovasculares (BMJ, 2016).

Existem vários caminhos, o médico ou nutricionista durante a consulta, pode definir a melhor estratégia para cada caso.

Dicas sobre o consumo de Vitaminas e Minerais

As vitaminas e minerais são obtidas através da combinação adequada de alimentos que coloca-se no prato, e sua ingestão jamais pode ser negligenciada na terceira idade.

A alimentação dos idosos deve incluir porções generosas de vegetais, e quantidades harmônicas de frutas, sementes, oleaginosas, carnes…já que neste grupo de pacientes, observa-se maior frequência do comprometimento da digestão e absorção de vitaminas e minerais.

Os suplementos de vitaminas podem ser prescritos, mas, somente após avaliação clínica, nutricional e interpretação de exames laboratoriais específicos.

Como funciona o trabalho do nutrólogo Luiz Solano?

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